mídia e artigos

/ CONSUMIDOR MODERNO / publicada em abril/2015

Sete Dicas para se dar bem em uma entrevista de emprego

Não importa a categoria profissional, o nível do cargo ou a idade, entrevista de emprego é sempre um desafio para qualquer pessoa.

Ter um bom currículo, boas referências e experiências são importantes, mas as qualificações podem ficar em segundo plano se o profissional não souber "vender seu peixe" e conquistar o recrutador na hora da entrevista.

Confira as dicas da especialista em recrutamento, Renata Filippi, da Stato, consultoria especializada em gestão de carreira, para se dar bem um uma entrevista de emprego:

1. Seja pontual e cuide de sua apresentação pessoal
Procure não chegar com muita antecedência, pois demonstra ansiedade. Atrasado nem pensar. Chegue 10, 15 minutos antes. É tempo suficiente para se apresentar, tomar uma água e relaxar um pouco antes da entrevista. Com relação ao vestuário, ser conservador e um pouco mais formal, é o mais seguro, afinal é o primeiro contato pessoal com a empresa.

2. Estude previamente o seu interlocutor
Assim como as empresas já utilizam as redes sociais para conhecer mais o perfil dos candidatos, a ferramenta também pode ser utilizada em favor do profissional. Por isso, pesquise e tente saber um pouco sobre o perfil de quem irá entrevistá-lo. Vocês podem ter sinergias e trazê-las à tona é sempre bem-vindo. Lembre-se, a entrevista é uma via de duas mãos.

3. Não tome o lugar do entrevistador
Apesar de a entrevista ser uma via de mão-dupla, quem a conduz é o entrevistador. Portanto, saiba escutar o que ele (a) tem para lhe perguntar, responda com clareza e objetividade e não exagere nos detalhes. Ser prolixo prejudica muito a performance nas entrevistas.

4. Saiba falar de si próprio
Esteja preparado para falar a seu respeito, mencionar suas fortalezas e pontos de desenvolvimento.  Se prepare para valorizar suas qualidades e argumentar como você lida com seus defeitos sem que eles se transformem em prejuízos para a empresa. Se tiver feito alguma avaliação de potencial recentemente, releia-a para dar subsídios ao seu posicionamento na entrevista.

5. Exemplos reais + autenticidade = credibilidade
Cite situações reais para exemplificar suas competências - tanto técnicas quanto comportamentais - e não traga um discurso ensaiado. Quanto mais natural for o discurso, mais credibilidade o entrevistado transmite ao entrevistador.

6. Seja claro e objetivo
Tenha clareza sobre os seus objetivos de carreira e saiba falar sobre os motivos de saída das empresas em que atuou. Não fique preso a situações delicadas que possa ter passado. Relate-as brevemente e tenha foco nas suas principais contribuições e legado

7. Esteja aberto a negociação
Não "exija" um valor como remuneração, fale sobre o seu último pacote e demonstre flexibilidade com relação ao assunto, caso goste do projeto e sinta confiança na empresa.

http://consumidormoderno.uol.com.br/index.php/component/k2/item/29247-sete-dicas-para-se-dar-bem-em-uma-entrevista-de-emprego